A Proteção Que Você Merece

Notícias

Conheça o projeto Parto Adequado

Projeto vai conscientizar e incentivar a escolha pelo Parto Humanizado

02/10/2015

Parto humanizado, nós apoiamos! 

A ANS, o hospital israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), apoiados pelo Ministério da Saúde, criaram um projeto piloto denominado Projeto Parto Adequado, com intuito de identificar modelos inovadores de atenção ao parto baseados em evidências científicas disponíveis e em experiências efetivas na saúde suplementar e também testar estas estratégias em hospitais, privados e públicos, visando à melhoria da atenção ao parto.

O Projeto almeja alterar o modelo de atenção ao parto na saúde suplementar, reduzindo as cesarianas sem indicação clínica e os possíveis eventos adversos decorrentes de um parto não adequado e assim melhorar a segurança do cliente. Estes resultados serão alcançados reorganizando os serviços, qualificando os serviços de assistência no pré-parto, parto e pós-parto e adotando boas práticas na assistência ao parto.

Nesse trabalho cada instituição tem sua responsabilidade; a ANS de coordenar e monitorar a iniciativa, promovendo a articulação com representantes dos hospitais e realizando análise de indicadores, elaboração de relatórios e documentos de registro e a divulgação dos resultados, além de fazer articulação com as operadoras. Já o Hospital Albert Einstein, além de estar incluído como hospital piloto, testando as mudanças propostas, é responsável pela logística de participação dos hospitais e pela capacitação dos participantes, atuando como laboratório de excelência na atenção à saúde. Quanto ao Institute for Healthcare Improvement (IHI), tem como responsabilidades: a transferência de conhecimento da ciência da melhoria aos hospitais, o apoio na capacitação de profissionais em qualidade e segurança clínica e ciência da melhoria, e o e monitoramento da melhoria, englobando o mapeamento de processos, a construção de indicadores e a análise de dados.

A operadora São Francisco Saúde, está participando, voluntariamente, do Projeto Parto Adequado e tem a função de apoiar e acompanhar a participação da Maternidade Sinhá Junqueira, que é credenciada para prestar atendimentos ginecológicos e obstétricos aos conveniados São Francisco, além de dar suporte à implementação das mudanças, acompanhando as medidas adotadas e disseminando as informações sobre o projeto entre suas beneficiárias.

Os resultados do Projeto Parto Adequado serão observados em médio e longo prazo e as mudanças devem ser introduzidas gradativamente, de modo a permitir aperfeiçoamento antes de serem adotadas em larga escala. Em experiências pontuais já realizadas no Brasil, a aplicação da metodologia do o Institute for Healthcare Improvement (IHI) obteve resultados positivos: o percentual de partos normais mais do que dobrou e as admissões em UTI neonatal caíram.

Fonte: Site da ANS

Galeria de Imagens

Voltar