A Proteção Que Você Merece

Notícias

Saúde e bem-estar dos funcionários refletem na produtividade das empresas

São Francisco Ocupacional oferece programa que promove a qualidade de vida do trabalhador

10/12/2014

São Francisco Ocupacional oferece programas que visam promoção da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores  

As empresas estão cada vez mais preocupadas em promover o bem-estar e uma maior capacidade produtiva dos seus colaboradores e, consequentemente, obter melhores resultados. Pensando nisso, a São Francisco Ocupacional criou em maio deste ano o Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O objetivo é atender os clientes corporativos na identificação e na prevenção dos fatores de risco, doenças e lesões, além de encorajar os funcionários a mudar o estilo de vida através do monitoramento da saúde, alimentação saudável e atividade física.

“O Programa passou a ser um dos novos desafios para a administração contemporânea. As organizações precisam estar atentas à qualidade de vida das pessoas que dela fazem parte, pois isto reflete diretamente nos resultados da empresa”, diz o coordenador técnico da São Francisco Ocupacional, Ion Rodrigues.

O QVT é conduzido por uma equipe técnica composta por engenheiro de segurança, médico do trabalho, técnicos de segurança, enfermeiro e técnicos de enfermagem que estão presentes em todas as fases do programa. Implantado em alguns clientes do setor Sucroalcooleiro, com atendimento a milhares de colaboradores, o projeto já identificou que os principais problemas de saúde que atingem esses trabalhadores são os transtornos mentais, alimentação desequilibrada (massa corpórea), sedentarismo, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e uso de medicamentos sem acompanhamento médico.

Os colaboradores das empresas clientes que participam do programa respondem a um questionário. As informações colhidas resultam em uma análise sobre os fatores de risco de saúde, que vão desde as doenças metabólicas, cardíacas e oncológicas.

“A partir daí, as empresas recebem um material informativo contendo os indicadores com fotos e os resultados de maneira global e pontual. Diante destes resultados é desenvolvido um plano de reação para que as ações emergenciais e preventivas possam ser tomadas diante do cenário levantado em parceria com a São Francisco Saúde”, diz Rodrigues.

Na ocorrência de alguma detecção de patologia com demanda emergencial, a equipe médica comunica imediatamente o cliente para que ações sejam prontamente realizadas a fim de minimizar o risco apresentado.

Com este programa, a São Francisco Saúde Ocupacional espera ajudar as empresas clientes a terem redução de custo, menos sinistralidade e um quadro de colaboradores mais produtivos e saudáveis.

“Diante disto, verifica-se que quanto maior o investimento em qualidade de vida maior será a produtividade, qualidade e retorno financeiro para a organização”, conclui Rodrigues.

Galeria de Imagens

Voltar