A Proteção Que Você Merece

Dicas de Saúde

A Reação da Placa

Todos nós temos placa bacteriana em nossas bocas. Mas quando esta placa se encontra com os açúcares e amidos que existem em lanches tais como biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes, ou até mesmo em batatas fritas, ela reage para criar ácidos, e um "ataque da placa" acontece.

O fato é que a maioria dos lanches que você consome contêm açúcar ou amido dando à placa esta oportunidade para produzir ácidos. E cada "ataque da placa" pode durar até 20 minutos após o consumo do lanche. Durante este período, o ácido da placa está atacando o esmalte dos dentes, enfraquecendo-os. É nesta hora que a cárie pode começar!

Combatendo a Placa
A boa notícia é: você pode tomar uma postura contra a placa. Escovando três vezes ao dia com um creme dental com flúor e reduzindo o número de vezes que você se alimenta por dia, você e sua família podem ajudar a prevenir a cárie.

Quanto à escolha do lanche, é melhor escolher algo nutritivo e lanchar com moderação. Também é melhor comer o lanche de uma só vez. Comer cinco porções de lanche expõe seus dentes a uma possível formação de cárie - durante aproximadamente 20 minutos. Petiscar estas mesmas cinco porções em cinco momentos diferentes expõe seus dentes a uma possível formação de cárie por aproximadamente 100 minutos. 


Flúor - A Melhor Defesa de Sua Família

O Flúor é o melhor auxiliar no combate à cárie que ajuda sua família a ter uma vida toda de sorrisos saudáveis e brilhantes. Mantem fortes os dentes de toda a família - independentemente de suas idades.

Como o Flúor Age
Diariamente, o esmalte dos dentes é atacado por ácidos produzidos na placa bacteriana. Estes ácidos podem enfraquecer os dentes, e isso pode resultar em cárie.
E é aqui que o flúor entra. Ao alcançar os dentes o flúor é absorvido pelo esmalte. Ele ajuda a restaurar o esmalte e prevenir a cárie. Pode, inclusive, ajudar a deter o processo de formação da cárie.

Como se obtém Flúor
Você pode usufruir dos benefícios do flúor de diferentes formas. Ele pode agir de fora para dentro nos dentes, e de dentro para fora no corpo. Par que possa agir da melhor forma, você precisa fazer uso do flúor de ambos os modos! Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor pelo menos três vezes ao dia, principalmente após as refeições.

Fonte: Portal Colgate


Quatro passos para um Sorriso Brilhante

Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, principalmente após as refeições;
Use fio dental diariamente;
Limite o número de lanches ingeridos por dia;
Visite seu dentista regularmente.

Fonte: Portal Colgate


Como garantir uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.

Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente;
Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições;
Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;
Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende;
Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Fonte: Portal Colgate


O que é uma boa higiene bucal?

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Consulte o seu cirurgião dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.

Seu cirurgião dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Fonte: Portal Colgate



Página(s):   1   2   3