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Férias escolares: Fique de olho na alimentação

Confira algumas dicas para manter a alimentação saudável nas férias

13/07/2015

Nas exagere nas férias. Tenha uma alimentação saudável! :) 

O período de férias escolares faz com que os horários e os cardápios das refeições de adultos e crianças sofram alterações. Portanto, tome cuidado com a alimentação para curtir o mês de julho com mais saúde e disposição. Confira algumas dicas:

• Alimente seus filhos de 3 em 3 horas e evite deixá-los por longos períodos em jejum;

• Quando acordarem tarde, próximo ao horário de almoço, o recomendado é que se coma apenas uma fruta ou iogurte antes de almoçar;

• Para manter o equilíbrio das crianças que estão acima do peso é preciso evitar que consumam bolachas, principalmente as recheadas, chocolates, refrigerantes e doces em geral.

• As crianças devem manter horários fixos para as refeições e aproveitar as férias para brincar (pular corda, correr, jogar futebol etc), em vez de ficarem brincando com computadores ou assistindo TV. Leve-as ao parque ou ao Clube para que os dias sejam mais divertidos;

• A combinação de alimentação saudável e atividade física são bem-vindas também para os adultos que podem aproveitar o tempo livre para fazer caminhadas ou algum esporte;

• Durante as viagens de férias é difícil seguir uma rotina na alimentação, mas algumas dicas podem ajudar a não fugir dos hábitos saudáveis. A primeira recomendação é iniciar a refeição pelas saladas (folhas e vegetais). Neste caso, a quantidade é à vontade. Entretanto, é preciso cautela ao temperar. Utilize azeite extra virgem moderadamente ou vinagre, evitando os molhos cremosos;

• Não misture fontes de carboidratos, mesmo que em pequenas quantidades, como arroz, macarrão, batata ou farinha. Escolha apenas uma opção por refeição;

• Dê sempre prioridade aos alimentos integrais e procure consumir carnes magras e grelhadas, como frango, maminha (exemplo de carne magra bovina) e peixe;

• Evite misturar líquido com as refeições para que a digestão aconteça de forma completa;

• Procure mastigar muito bem os alimentos durante as refeições e lembre-se que quanto mais colorido estiver o prato, mais nutritivo ele será;

• Quanto às sobremesas, o melhor é optar pelas frutas, principalmente no calor, pois elas repõem os minerais e vitaminas. Um ótimo e delicioso exemplo é a melancia.

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